Você vai falir se não souber disso (e fazer!)

Infelizmente é comum eu ser convocado para resgatar empresas de seus processos em declínio. Empresários de pequenos e médios negócios apanham sempre na mesma área e são constantes as péssimas decisões. Isso é muito triste, porém temos que encarar a realidade.

Uma empresa só funciona quando tem fluxo de caixa e isso só existe se houver fluxo de pessoas. Só existe pessoas entrando na sua empresa se houverem estratégias e dinâmicas que atraiam essas pessoas para dentro da sua empresa, loja ou estabelecimento.

Dessa forma, é imprescindível entender que a matriz de um negócio é fazer as pessoas consumirem seu produto ou serviço, de forma lucrativa. Para isso, você precisa ser VISTO, as pessoas precisam saber que você existe. Faz sentido?

Quem não é visto, não é comprado!

Quando dou meus cursos de vendas, marketing e gestão a frase que as pessoas mais anotam é essa: Quem não é visto, não é comprado! E eu te trago a pergunta: o que você tem feito no seu negócio para ser conhecido, para que as pessoas te vejam e para que o cliente escolha se conectar contigo?

Perguntas essas que são profundas e que muitas vezes demandam muitos neurônios para refletir. Assim, empresários abrem suas lojas, restaurantes, bares e escritórios, e não reservam uma verba para atrair clientes (principalmente no começo).

Portanto, se você não está em um local com alto índice de visibilidade, com um visual atrativo e algo que chame a atenção e enalteça seu diferencial, é possível que seu negócio caia na rotina e você morra na praia. Dessa forma, somando sua empresa às estatísticas de falência nacional.

Você tá fazendo um monstro!

Sim, eu to criando esse monstro na sua cabeça e te atentando a isso. Você precisa fazer algo, investir e capturar novos clientes. É necessário investir para crescer, ainda mais se quiser escala e velocidade.

Quantas vezes trabalhei com (e em) empresas que o negócio começa a vender menos, talvez por causa da demanda do mercado ou algo do gênero e a primeira coisa que cortam é a verba de marketing? E, consequentemente, em um período de 3 a 6 meses há um reflexo em vendas que cai mais e depois corta mais. Assim, seguindo um processo de declínio. É triste.

Uma solução simples para você.

Todo negócio tem que ter uma verba piso para investir em marketing. Não importa se é um funcionário ou uma agência. Além disso, também é necessário ter uma verba piso de mídia (tráfego) para seus pontos de contato.

Essa verba piso é o mínimo que você terá que investir para conseguir novos clientes e mostrar o seu produto ou serviço para as pessoas. Assim, futuramente, você começará a ultrapassar essa verba dedicando um percentual do faturamento para que constantemente seu negócio cresça. Portanto, ao crescer a verba na medida que o faturamento cresce, você tem um crescimento exponencial, limitado ao tamanho e demanda do mercado.

A diferença entre você e seu concorrente.

Entendendo isso, você, assim como muitos empresários, profissionais liberais e autônomos devem sentir que o “concorrente”, que às vezes presta um serviço pior que o seu, por exemplo, tem mais e melhores clientes.

Acontece, muitas vezes, que você tem uma obra de arte em forma de CNPJ, mas escolhe deixar sua ideia e projeto, guardado só para você. Não como intenção, mas como resultado do seu comportamento de se manter “fora” do mercado. Sabe como eu sei disso? Mesmo com todo o conhecimento, eu mesmo me auto sabotava e confiava nas indicações. Cai 2x por causa disso, duas grandes quedas marcam a história e ressurgimento da minha empresa.

Portanto, eu mesmo vivi na pele ser considerado o melhor, ser muito bom, mas que ninguém sabia da minha existência. Só por indicações se vive, mas num nível de maturidade alto. Porém, quem está nesse nível empresarial é o que mais investe para continuar ampliando os resultados.

Próximos passos

Entendendo que para ser comprado, você precisa ser visto. Para ter bunda na cadeira, você precisa mostrar que existe. Para sua empresa prosperar, as pessoas precisam saber que você existe. Você sabe que precisa repensar seu negócio e as formas como atua no mercado. Criar estratégias de marketing atrativas para o seu público, criar mecanismos de divulgação e usar o que o mercado tem disponível para você.

Assim, eu meu junto com a Agência Lórien para a gente entregar os melhores resultados para nossos clientes. O Gabriel com inteligência numérica, sequencial e midiática, e eu com estratégia, análise comportamental e experiência do cliente, processos de vendas e comunicação autêntica. Dessa forma, juntos, a gente consegue entregar uma solução completa para seu negócio.

Para saber mais entre em contato e vamos garantir que sua empresa sobreviva prospere, no seu mercado.

Entenda um pouco mais…

Para trazer um pouco mais de informação para você, trago o exemplo da parceria que eu e minha esposa fizemos com a Casas Bahia e com a Mondial. As duas empresas contrataram a nossa produtora para fazer aulas presenciais e ao vivo para o pessoal em loja e no instagram.

Assim, trazendo tráfego para a loja, vendas e trazendo uma experiência diferente para os clientes. Assista a breve explicação.

Espero que esse conteúdo faça sentido para você e se precisar, conte com nossa ajuda!

Marco Bini

Marco Bini

Empresário, mentor, professor e criativo, acredita que empreender é um estilo de vida e que cada decisão que tomamos conta uma história sobre nosso caráter e personalidade. Escrever é seu segundo hobbie favorito e transforma isso em renda. Quem sabe se comunicar, se posicionar e se expor é quem consegue vencer ao longo da jornada.