Dois personagens muito constantes na nossa mente é a segurança e o conforto. Duas vozes que clamam por atenção em diversos momentos do dia. Vozes que apesar de serem importantes para nossa sobrevivência e bem-estar estão relacionadas à estagnação.
A ilusão da segurança e a necessidade de viver confortável faz com que milhões de pessoas optem por serem menos do que podem ser, façam menos do que precisa e se coloquem em posição inferior só para não sentir a dor, o desconforto e a ilusão de estar seguro.
A coleira financeira
Dentro da nossa sociedade capitalista é natural comprar e vender. Além disso, no Brasil o uso do crédito é algo que acelera “conquistas”, ao invés de alavancar projetos, negócios e ideias. Assim, a população se enforca em salários e empregos seguros, pura ilusão, para conseguir pagar seus compromissos financeiros. É um ciclo de co-dependência entre ganhar e gastar que, por mais burro que seja, é onde a maioria das pessoas estão.
A corrida dos ratos de Robert Kyiosaki é muito clara quando você entende o fluxo financeiro. Você ganha, gasta, se endivida, precisa trabalhar mais, gasta mais para relaxar (buscar o conforto) e precisa novamente trabalhar para ganhar o dobro. É, muitos fazem isso e, enquanto o dinheiro é o foco, seu sonho se transforma em mera folha de papel que escorrega sob o pequeno vão do sofá e ali fica, enquanto você maratona seu seriado.
Não há nada de errado em maratonar um seriado, mas preste a atenção em o quanto você cria e o quanto você consome na sua vida.
O conforto como busca e não como resultado
Conforto não é algo ruim, muito pelo contrário! Viver em uma grande casa, dirigir um belo carro, viajar, comer e comprar o que quiser e quando quiser, isso não tem preço. Porém existe um custo. Existe o custo de você saber que o conforto é resultado de suas ações e que o conforto vem quando estamos alinhados naquilo que fazemos e fazemos com gosto.
Dica: Pessoas pagam mais por pessoas que são apaixonadas no que fazem, em seus projetos.
Querer TER é algo natural, ainda mais quando a mídia diz que você não é feliz porque não tem algo que eles estão vendendo. Você não é suficiente por não saber algo que estão vendendo. Não conseguirá fazer o que precisa por não ter algo que estão vendendo. E assim é a publicidade, é assim que trabalhamos. Relacionamento de DOR e PERDA em contraste com um futuro idealizado e perfeito.
Dessa forma a busca pelo conforto é contínua, pois o prazer de ter é limitado e nossa alma infinita. Assim, sempre buscamos mais conforto para nosso corpo, mente e emoções.

Por isso, após um dia estressado é natural um banho e desligar o cérebro em seriados e filmes. Só que, nesse momento, poderia ser, assim como escrevo esse post, um tempo de criar. Algo novo pode surgir de tuas ideias e você pode deixar o conforto de lado, pressionar um pouco mais e fazer algo para seu futuro.
Uma conversa desconfortável. Fazer algo que te arrisque. Criar algo que está guardado na gaveta mental há tempos.
O conforto mata oportunidades. Aniquila seus sonhos.
A ilusão da segurança
Quantas vezes você acredita que um profissional chega para mim, desenha um mega projeto e escolhe uma ninharia de salário ao invés do potencial de remunerações grandiosas? São várias e várias vezes que vejo sonhos e lindos projetos morrerem. Óbvio que tem pessoas que eu falo, seja empregado por um tempo até formatar a ideia na cabeça e depois volte. Porém, na maioria das vezes não é isso que acontece. Faço reuniões, tomo cafés e escuto propostas incríveis, mas a segurança de um salário, por menor que seja, faz as pessoas abrirem mão do futuro por esse dinheiro.
Mas Marco, preciso pagar as contas!
É mesmo? Todos precisamos. Porém, prefere ser dono do seu próprio potencial de criação financeira ou ser um escravo da situação na qual você está inserido? É uma mudança de pensamento, de paradigmas e de análise da corrida dos ratos.
O que fará você ter segurança é a sua confiança na capacidade de fazer novos clientes e colocá-los para dentro da sua empresa. Sim, vendas é a principal habilidade que todo mundo deveria investir. Palavras certas, o tom correto e a estrutura fará muita diferença entre o Sim e o Não.
A única segurança verdadeira vem de dentro
A sua única segurança verdadeira vem de dentro de você. Vem da sua autoestima, da sua autoconfiança e da sua crença sobre conquistar aquilo que deseja. Pois, você pode ter tudo o que imagina.
Se você consegue imaginar, você consegue criar. E esse é o poder da mente e da força de vontade.
Portanto, não venda seu sonho e suas ideias por ninharia. Se necessário alugue um emprego, um trabalho e receba um magnífico dinheiro por isso para investir no seu sonho. Nunca deixe-o para trás e nem para depois. Muitos projetos meus começaram com uma dedicação de 1h por semana. Isso mesmo, apenas 1h e hoje são grandiosos projetos.
Quero ver você construir agora o seu sonho.
Esse é um chamado para você não cair na armadilha e lembrar que você pode construir o que quiser. E se faltar dinheiro, não saia correndo. Lembre-se, você pode usar sua criatividade e contatos para vender mais e faturar mais!



