Por que seus funcionários devem estar SEMPRE em primeiro lugar?

Se você é um empresário e já tem uma equipe trabalhando para você, então esse post é obrigatório leitura! Seu funcionário é o principal recurso de sua empresa e seu cuidado e gestão são prioridades dos líderes. Além disso, não importa se o funcionário é um C-Level ou o mais baixo cargo, todos devem receber o mesmo olhar. Bora entender?

“Se você cuidar dos seus funcionários, seus funcionários irão cuidar dos seus consumidores. Simples assim.”Richard Branson

O pai do empreendedorismo, Sir Richard Branson, um dos únicos homens a construir dezenas de empresas Bilionárias afirma em todos os seus discursos que é a equipe que constrói seus negócios. Ele só tem a ideia, se envolve, mas sempre se colocou fora da “engrenagem do sistema” e foi o rosto que vendia as ideias da empresa. Ele foca todos os seus esforços em sua equipe para que eles façam o trabalho certo e buscando os melhores resultados e experiência para os clientes.

Ainda afirma algo que eu concordo 100% – Treine sua equipe tão bem para que eles possam partir. Trate eles tão bem que eles não queiram sair.

Portanto o grande segredo de uma empresa de sucesso está em focar na qualidade de trabalho e do ambiente dos seus funcionários. Eu já me envolvi em algumas reestruturações culturais e, uma das coisas que mais gosto de fazer, trabalhar o índice de felicidade das equipes. É provado cientificamente que uma equipe feliz gera 39% mais faturamento do que equipes desreguladas. No meu caso, eu já tive aumento de 2x o faturamento em 3 meses, só trabalhando conexão, relevância e felicidade. Não é incrível isso?

Mas, por que isso acontece? Quem tá feliz retribui, sente seu propósito e compartilha essa felicidade com os clientes e consumidores. E, como sempre digo, a felicidade é magnética, ela atrai pessoas e negócios prósperos. Portanto, a melhor forma de começar a organizar sua empresa é olhando para DENTRO.

Os benefícios de um funcionário feliz!

01 . Conexão entre equipes.

Essa é causa e consequência, pois é um dos itens que trabalho e que vira resultado. Pois quanto mais a gente conecta as pessoas em nível humano para humano, as pessoas se sentem ouvidas, respeitadas e suas individualidades são iluminadas. Assim, uma pessoa se sente muito feliz e se conecta com as outras que compartilham da mesma visão. Isso gera aquela força motriz de apoio, suporte e engajamento conjunto.

02 . Fluxo de trabalho maior.

Funcionário feliz trabalha mais e desempenha mais em menos tempo. Quando ele está contente com o que faz, com a equipe e com o ambiente, seu funcionário se relaciona melhor com os objetivos da empresa e sai da posição egocêntrica de que “eu vim pegar algo dessa empresa” (salário geralmente), contra “quero fazer parte dessa missão!

Dessa forma, o funcionário abraça a causa e os ideais da empresa e se vê parte do sistema. Quando ele se reconhece nessa posição, qual você acredita que será sua postura em relação à equipe, aos líderes e aos clientes?

03 . Clientes? Eles vão amar sua empresa.

Com sorriso no rosto seus funcionários de ataque (equipe de vendas, suporte, atendimento e marketing) eles irão se relacionar com o cliente de forma genuinamente feliz e já sabemos que felicidade é contagiosa. O cliente irá comprar seus produtos e serviços com muito mais facilidade, por querer sentir o mesmo que o vendedor. Terá menos objeções.

O funcionário pensará mais rápido e achará argumentos mais plausíveis para encantar o comprador. A equipe de atendimento e suporte também fará a magia da ajuda e, principalmente, da retenção quando for necessário.

Uma pessoa feliz possui um cérebro mais conectado e “iluminado” facilitando todas as sinapses. Assim, se transformam em grandes solucionadores de problemas, não se opõem à desafios e garantem mais resultados.

04 . São vendedores dentro e fora da empresa.

Funcionário feliz se transforma em advogado de marca. Quando estão em seus momentos pessoais, eles usam e recomendam constantemente os produtos da empresa para amigos e conhecidos. Além, é claro, de começarem a enxergar oportunidades dentro de seus cargos e áreas.

05 . Os custos de Recursos Humanos reduzem

Por incrível que pareça, quanto mais você investe em treinamento e desenvolvimento PESSOAL de seus funcionários, menor são seus custos de turnover (rotatividade dos funcionários). O custo de demissão de um funcionário pode ser muito elevado, porém se tivesse investido em seu desenvolvimento, talvez ele preferisse ficar na sua empresa e geraria mais resultados. Assim, o valor investido geralmente tem uma alta redução nos custos demicionais. Um aviso importante: não é só sair contratando cursos, palestras e treinamentos. O RH ou o líder, precisa ter clareza da necessidade e do que será bom para a equipe, por isso que eu invisto 1 ou 2 reuniões para desenhar bem a necessidade e ser assertivo no treinamento antes de enviar uma proposta. O sucesso sempre dependerá do objetivo, da cultura e do estado atual da equipe.

Ainda há outros benefícios, mas vamos pausar por aqui.

Mudando o seu jogo.

Se você é dono de uma empresa, líder ou responsável por recursos humanos a dica é investir conscientemente e estrategicamente nos seus funcionários. Não importa se é 1 ou 100.000, o que importa é que se ele sentir que é importante, se conectar com os colegas em um nível mais profundo e se ele se sentir pertencente e responsável pelos resultados da empresa ele vai desempenhar melhor.

Portanto, lembre-se: escolha certo seus fornecedores, defina os resultados e abra espaço para o novo. Eu, particularmente, quando me envolvo com treinamentos eu sempre trago detalhes para focara no que realmente importa, a pessoa que está participando.

Líder, se você contrata e não participa, saiba que esse será um tiro no pé. Pois a mudança sempre inicia no topo e cascateia para os outros. É impossível, e já vivi diversas experiências disso, mudar a mentalidade e a cultura da empresa, sem mudar a cabeça de seus líderes. Eles são a causa da maioria dos problemas e também das soluções.

Sugestões de Leitura

Equipes Ricas e Vencedoras – Blair Singer

Like a Virgin: Secrets They Won’t Teach You at Business School – Richard Branson

Você também pode gostar:
Marco Bini

Marco Bini

Empresário, mentor, professor e criativo, acredita que empreender é um estilo de vida e que cada decisão que tomamos conta uma história sobre nosso caráter e personalidade. Escrever é seu segundo hobbie favorito e transforma isso em renda. Quem sabe se comunicar, se posicionar e se expor é quem consegue vencer ao longo da jornada.