Caro empresário ou empresária, a maioria dos problemas que eu encontro em uma empresa é o posicionamento de seus líderes. Não importa se é uma empresa de micro, pequeno ou grande porte. Logo após entender como a empresa funciona meu foco é entender como as pessoas se relacionam e em que posição elas se colocam. Portanto lembre que é você quem decide o seu lugar na empresa (e no mundo).
Porém, vamos voltar algumas casas e te explicar um pouco sobre posicionamento e como isso influencia na sua dinâmica diária.
A lei dos posicionamentos foi observada por Bert Hellinger no trabalho de Virginia Satir, pioneira do terapia familiar. Porém, toda vez que há um relacionamento entre pessoas: família, amigos e, obviamente, empresas há uma estrutura posicional que precisa ser respeitada. Pois, é através desse posicionamento correto que as coisas fluem com facilidade.
Ou seja, uma empresa com todos os elementos bem posicionados vive no fluxo livre e na abundância. #Fato!
Posicionamento no Xadrez
Assim como num jogo de xadrez é possível definir a vitória logo no movimento das primeiras peças. Em uma empresa o mesmo acontece e eu vou te dar um exemplo.
Em uma empresa de construção que atuei o líder estava com um grande problema em vendas. Sua equipe teve uma queda drástica de resultados “inexplicáveis” e precisava entender como recuperar o faturamento. Assim, em menos de 15 minutos de conversa, foi fácil perceber que há 3 meses atrás o dono da empresa (líder) tinha abandonado a área e estava preocupado com outro projeto.
O que aconteceu? Esse líder contratou uma pessoa que prometeu os resultados, porém eles não se bicavam. Então houve um AFASTAMENTO do líder e um desinteresse, trocando o interesse para a área de desenvolvimento.
Com o líder afastado e com um gestor trazendo uma cultura diferente, a equipe sofreu as consequências das decisões e refletiu no campo.
Se você olhasse de cima, como um tabuleiro de xadrez, o rei (líder) se afastou da rainha (gestor de vendas) e deixou solta, sem se preocupar. Obviamente a conta não fechou.
Para sanar esse problema foi simplesmente uma conversa entre líder e gestor para alinhar as expectativas e contar para o novo gestor o segredo do sucesso da empresa. O gestor entendeu e na mesa chegou a dizer – “por que você não me disse isso antes?”. Assim, em um bate-papo informal tudo foi exposto e o posicionamento entra no lugar certo, veja como:
O ajuste final
Entendendo que a posição de líder é do dono da empresa e ELE se portando desse jeito, fez com com que o novo gestor retornasse automaticamente para a sua posição.
Lembre-se todo lugar que você não ocupa será ocupado por alguém. Algumas pessoas são espaçosas e outras nem tanto, mas sempre seu lugar será ocupado se você não cuidar. Ok? Cliente quer virar dono da empresa que contrata. Gestor quer mandar na empresa mais que o dono. Analista quer ter trabalho de estagiário com cargo de gerente (é sério) e assim vai.
Por isso, que para corrigir as relações na empresa. Você precisa corrigir a si próprio! Portanto sempre almeje o maior cargo, porém no seu lugar! Se você passar por cima do seu chefe, você mata o fluxo da empresa. Se ficar abaixo do seu cargo, você será demitido, pois começa a ficar caro. Além disso, se você é o líder e não se posiciona seus liderados ou clientes se colocarão no seu lugar e te usarão (palavra forte, mas é verdade).
É um processo automático!
Quando você começar a entender a lei dos posicionamentos e observar onde você está nesse exato momento, você pode alterar completamente os resultados de todos que estão a sua volta. Os limites precisam ser impostos e barreiras de proteção devem ser criadas para que ninguém ocupe o seu lugar na empresa. Portanto é importante investir em conversas para que fique CLARO para todos quem é quem e quem faz o que.
Dessa forma as pessoas irão entender os processos e as pessoas certas, as tarefas irão fluir e, consequentemente, o fluxo de faturamento da empresa. Ainda mais se ela ficar otimizada.
Quando você se dá o poder do seu lugar, tudo em sua volta reverbera e age de acordo. Como o líder do exemplo acima, que ao se colocar de volta no posto de líder e ao seu aproximar novamente do gestor de vendas, em 1 mês as vendas retomaram.
O posicionamento mais difícil: você com você mesmo.
Para finalizar o posicionamento mais desafiador é o de você com você mesmo. Como você se porta em relação aos relacionamento da sua vida? Como você se posiciona (age) como empresário, líder, chefe, pai, irmão e etc? Só algumas palavras para ilustrar.
Analise seus relacionamentos e perceba se está fazendo o que precisa ser feito na posição em que está. É um fato que a gente pode abordar de diversas maneiras e enxergar com várias perspectivas, mas aí é só entendendo o seu caso para ajustar o seu fluxo.



