Você se considera bem sucedido como empreendedor? Acredita que sua empresa traz o resultado que você quer? Acredita ainda que você satisfaz todas as áreas da sua vida?
Nessa semana eu irei fazer uma palestra no Teatro Polytheama no projeto Reset Jundiaí da TV Tec e eu irei falar algumas verdades que observo após muitos anos de estudo e prática, nas minhas empresas e como coach e estrategista de negócios.
Antes é importante você entender duas coisas:
- Você sabia que as suas empresas são reflexo de você? Que elas são extensões para levar a sua missão de alma adiante?
- Sabia também que empreendedorismo é um estilo de vida?
Esses dois conceitos, se compreendidos na sua mente, poderão te ajudar a expandir e assimilar o sucesso no empreendedorismo mais rápido. Além disso, irá guiar as suas decisões para que você tenha sucesso nas suas empresas e na vida.
Infelizmente eu cansei de resgatar empreendedores que conseguiram conquistar enormes projetos, mas tiveram que reaver saúde, família e filhos, por exemplo. Para eles foi unânime a questão: perdi os momentos mais importantes da vida, por causa das empresas e eu podia ter esperado. Aqui vai o começo da nossa primeira verdade que é a Inteligência Emocional, mas mais do que isso:
O primeiro passo é investir em você!
Como assim? Investir em mim? Sim, você é o recurso mais valioso da sua empresa, principalmente no início onde todas as decisões são tomadas por você constantemente. Decisões que, se mal tomadas, podem custar caro para uma empresa e para o bolso do dono. Escolhas feitas às pressas que podem desencadear uma bola de neve de perdas.
Por isso, é muito importante você entender que para empreender é necessário investir na sua mente e no seu coração. Habilidades técnicas irão te possibilitar ir mais longe, mas é o seu desenvolvimento pessoal que irá te levar para lá. Pense como habilidade técnica é ter um carro com bom motor e todo equipado para uma viagem longa e você sendo o motorista. Você pode dar o melhor carro, mas para um motorista despreparado ele pode até não chegar no destino. Importante isso, não é mesmo?
Seu desenvolvimento pessoal irá afetar como age como empreendedor. Desde a busca por novos clientes, sua capacidade de exposição, vendas e até minimizar aquele perfeccionista interno. Pois é, isso não se aprende em cursos técnicos. Eu sei, eu fiz vários e teve uma época que nem saia do lugar.
Faz sentido até aqui? Entender que é a partir do investimento em si que a empresa deslancha? Tudo começa pelos donos, é por isso que há alguns anos eu decidi apenas trabalhar os líderes dos negócios, pois é deles que nasce a cultura e a base do comportamento de uma empresa.
Seu sucesso é agora!
Eu não disse lá em cima que o empreendedorismo é parte de quem você é? Não comentei que empreendedorismo é um estilo de vida? Assim, a gente tem que entender que o sucesso que você tanto almeja não está vinculado ao monetário, ao dinheiro, apesar de muitas pessoas me dizerem que com dinheiro todos os problemas serão resolvidos. Pura ilusão. Outros problemas nascem, a partir de uma consciência mais madura.
Por isso, para se ter sucesso no futuro, você precisa criar um estilo de vida de sucesso agora. E vou além, criar um sistema de vida que engloba saúde, bem-estar, sono, alimentação, família, amigos, hobbies e os próprios empreendimentos. Estou falando de equilíbrio? Não! Isso é uma utopia. Já te adianto que no começo da sua empresa, se fizer o projeto do jeito certo, seguindo o passo-a-passo, você terá bastante trabalho no começo e terá muito espaço livre no futuro. É comum as pessoas não saberem lidar com o excesso de trabalho e a abundância de tempo livre e dinheiro.
Por isso, planeje a sua vida para agora com o futuro idealizado em mente. Planeje sua vida para viver o sucesso agora. Não estou falando para ir gastar dinheiro em restaurantes, compras, etc. Estou sugerindo que reserve os tempos para família, trabalhe o suficiente para deixar a empresa crescer, faça as boas contratações e acredite no sucesso. Seu planejamento de hoje, com a mentalidade de que empreendedorismo é um estilo de vida, irá impulsionar e muito o seu sucesso. Só de primeiros resultados, você irá acordar feliz para trabalhar todo o santo dia, sem estresse ou pressão auto imposta.
Daí, vem a parte mais desafiadora.
Só há um jeito de vencer no jogo do empreendedorismo e é desenvolvendo apenas uma habilidade: vendas. Se uma empresa não vende, não há, de forma alguma, uma maneira de ganhar dinheiro que é o combustível para uma empresa expandir. Todas as empresas, independente do setor precisa de dinheiro. Até a TV Tec que é uma instituição pública precisa de dinheiro para pagar funcionários, investir em equipamentos e inovação. Simples assim.
Portanto o empreendedor deve desenvolver sua capacidade de venda, que para muitas pessoas volta para o ponto do “investir em você” para desbloquear algumas crenças, etc. Além disso, deve investir em marketing e publicidade, pois é entendendo o mercado e comunicado corretamente que você consegue alcançar mais pessoas para comprar da sua marca. Sabia que a maioria das pessoas abre uma empresa sem pensar no marketing e na verba para iniciar campanhas?
Inclusive, estou começando um projeto dentro da TV Tec que se chama COLOCA NO PAPEL, onde eu irei ensinar a pensar de verdade sobre o mercado e colocar no papel as melhores formas de lançar seu produto e chegar nos consumidores.
Sem conhecimento do mercado e sem uma estratégia para abordar clientes é impossível chegar no sucesso. Como Sun Tzu, da Arte da Guerra, já mencionou antes: Conheça a ti mesmo e terá vencido 50% da batalha, conheça teu inimigo e terá vencido 50% da batalha, conheça os dois e terá 100% de chance de vencer. Não lembro a frase certa, mas é algo assim.

3 verdades simples e que muitos ignoram
Parece mentira, mas quase todas as pessoas com quem eu converso ignoram essas três verdades e o conceito por trás delas. Empreender não é criar um emprego para si e lotar-se de responsabilidades. Empreender não é trabalhar das nove às seis todo dia e esperar resultados extraordinários. Empreender não é ficar sozinho criando um negócio. Empreender é abrir mão de salário e pensar em lucro, parar de pensar em mês e começar a pensar em faturamento do ano. Empreender é trabalhar a hora que quiser, sendo alguns dias a mais e outros a menos. Empreender é empregar pessoas, contratando tempo, inteligência e recursos para alavancar seu negócio. Isso é empreendedorismo!
Parece, mas não é óbvio. As pessoas se perdem em si mesmas e dão loops infinitos de sucesso e fracasso. Agora que você sabe quais são as três verdades, como você enxerga a sua vida e seu plano de desenvolvimento como empreendedor?
Empreendedorismo é ter sucesso em casa, na empresa, com os amigos e com a saúde. O financeiro irá acompanhar o seu magnetismo pessoal, o seu sucesso viral. Ninguém te conta isso, mas estou te contato agora.



